Entretenimento
Gy Alvez ganha destaque no empreendedorismo feminino brasileiro

Dados divulgados em 2022 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apontam o número de 10 milhões de mulheres que têm seu próprio negócio no Brasil, totalizando 34% dos empreendedores do país, e desse total, 60% se autodeclara negra, segundo pesquisa de 2022 do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Muitas dessas mulheres vêem o empreendedorismo como saída para obtenção de independência financeira e conquistas familiares que dificilmente conseguem no mercado de trabalho já estabelecido.
Mesmo tendo maior índice de escolaridade em relação aos homens, as mulheres passam por desafios de gênero vinculados à cultura sexista, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres atuantes no mercado de trabalho dedicam 73% mais horas do que os homens aos afazeres domésticos, como por exemplo, criação de filhos, e continuam a receber, em média, menos do que os homens. As brasileiras têm procurado elevar seus talentos como busca de independência e alcance de objetivos através do empreendedorismo, na procura por criar suas próprias oportunidades em uma sociedade desigual.
Ainda segundo dados da pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 34% das empreendedoras entrevistadas afirmam que o principal motivo para ter um negócio próprio é “para crescer na vida e ter mais oportunidades”, já que boa parte das mulheres que iniciam suas carreiras por conta própria são da classe C.
Um exemplo de empreendedora que alcançou liberdade e ascensão financeira através de seu trabalho independente, é a fotógrafa paulista Gy Alvez. Vinda de uma família humilde da periferia de São Paulo, ela iniciou fotografando eventos de sua região, com sua primeira câmera profissional, lá em 2012. E com um espaço cedido por seu tio, iniciou seu estúdio de fotografia, onde ao longo dos anos conquistou reconhecimento e indicações, chegando a fotografar famosos, como o apresentador de televisão Marcos Mion e sua família. Hoje, o novo estúdio de fotografia Gy Alvez Produções (@gyalvez) é especializado em fotografia infantojuvenil de forma que promove conforto e autoestima das crianças e adolescentes, nos quais os materiais produzidos pela Gy e sua equipe são muitas vezes encaminhados para agências de modelos especializadas.
Assim como a Gy Alvez, muitas empreendedoras têm conseguido ajudar suas famílias financeiramente, realizando seus sonhos através da formalização de seus próprios negócios, ao mesmo tempo que lutam para ter mais oportunidades e visibilidade enquanto mulheres, a fim de reafirmar seus direitos profissionais.
Conheça mais sobre Gy Alvez: https://instagram.com/gyalvez
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

-
Entretenimento5 dias atrás
Jojo Todynho diz não se sentir representada pelo movimento negro e cobra apoio diante de ataques
-
Entretenimento2 dias atrás
Pedro Bial se despede da mãe, Susanne Bial, que morreu aos 101 anos
-
Entretenimento14 horas atrás
Key Alves está grávida do primeiro filho com o cantor Bruno Rosa e prepara chá revelação
-
Famosos6 dias atrás
Zé Felipe anuncia pausa na agenda após maratona de shows e revela viagem especial com os filhos
-
Televisão & Novela6 dias atrás
Luana Piovani revelou, em entrevista ao Fantástico: ‘Já namorei tantos boys lixo que preferiria ter nascido gay.’
-
Eventos5 dias atrás
Lu Oliveira: A Transformação de Big Hair Extension Brilha em Paris com Prêmio Internacional