A Fazenda
Lucas Souza tem direito a indenização? Advogada explica qual seria o posicionamento ideal
Em entrevista exclusiva, a advogada Nayhara Cardoso e a psicóloga Vanessa Gebrim explicam situação de Lucas Souza em ‘A Fazenda’
O ex-militar Lucas Souza está enfrentando alguns ataques em A Fazenda. Além das tretas e ameaças de Cariúcha, ele foi alvo de insinuações homofóbicas de Yuri Meirelles que levaram, inclusive, a uma bronca nos participantes do reality. Levando isso em consideração, que a advogada de direitos humanos e penal, Nayhara Almeida Cardoso.
De acordo com a profissional, a intolerância pode gerar direito a indenização por danos morais e podem levar o participante ofensor a responder por crime de homofobia. “Tem-se, por fim, que a exposição em rede nacional acarreta maior abalo emocional à vítima, que poderá acionar a justiça para obter a reparação do dano causado”, completou.
A advogada ainda explicou que, nessa situação, Lucas e sua equipe poderiam buscar reparação pelo dano moral e exposição. “Também pode buscar a retratação por meio do mesmo meio de comunicação em que obteve a exposição da ofensa e realizar um boletim de ocorrência para apurar criminalmente o fato ocorrido”, explicou.
Posicionamento ideal da Record TV
E qual deveria ser o posicionamento ideal da Record TV? “É dever da Emissora se pronunciar sobre o ocorrido e aplicar ao menos uma advertência ao participante, na qual havendo reincidência o participante poderá ser expulso do reality”, explicou a Dra. Nayhara Almeida Cardoso.
Em entrevista exclusiva, ela ainda disse que a expulsão do participante que cometer insinuações homofóbicas deve ser analisada com base no contrato com o reality e o grau da ofensa promovida. Entretanto, além de questões judiciais, as situações enfrentadas por Lucas Souza também podem afetar o psicológico do participante.
Danos à saúde mental
A CONTIGO! também conversou com a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica, que apontou os fatores prejudiciais para a saúde mental do ex-marido de Jojo Todynho.
“Pode trazer sérios prejuízos emocionais na vida da pessoa que sofre o preconceito, como um intenso sofrimento, incluindo problemas de autoestima, quadros de ansiedade, isolamento, sintomas de depressão”, explicou. O confinamento no reality pode aumentar ainda mais o quadro de ansiedade e estresse.
“Reality shows estão sempre sujeitos a transmitir esses comportamentos, mas não se pode ignorar quando esses assuntos vêm à tona. Ao contrário, cumpre-se um interessante papel social quando essas agressões recebem os devidos alertas e punições adequadas para avisar que isso não cabe na sociedade”, finalizou a profissional.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Famosos7 dias atrás
Musa Fitness Fabi Frota intensifica cuidados com Dr. Derek Camargo para o Carnaval 2025
-
Shows e Festivais6 dias atrás
Zezé Di Camargo leva turnê Rústico para Espaço Hall no Rio de Janeiro
-
Gospel5 dias atrás
35+: Rosa de Saron se apresenta em Santos nesta sexta, 24
-
Gospel6 dias atrás
35+: Rosa de Saron leva turnê para Belo Horizonte no sábado, 25
-
Shows e Festivais2 dias atrás
Twenty One Pilots traz Balu Brigada pela primeira vez ao Brasil
-
Musica e Youtube5 dias atrás
Bahia celebra 40 anos do Axé Music com programação especial no verão de 2025
-
Entretenimento2 dias atrás
Marcos Mion reúne família e amigos famosos no lançamento de seu filme “MMA Meu Melhor Amigo”
-
Carnaval1 dia atrás
Camarote Arpoador da início ao lançamento do Carnaval 2025 no Fairmont Rio